top of page

ANÁLISE EVENTO ADVERSO

RISCO COMPARTILHADO - ANÁLISE DE EVENTO ADVERSO

A Auditoria em saúde tem como objetivo maior, melhorar a qualidade do atendimento ao paciente.

O Conceito de qualidade vem passando por transições e evoluções constantes. Atualmente, está relacionado a uma função gerencial e como elemento fundamental para a sobrevivência das instituições, independente de sua área de atuação e a área da saúde não se manteve a margem desta evolução. Dessa forma, a auditoria surgiu como uma ferramenta importante para a mensuração da qualidade e custos das instituições de saúde, se tornando uma importante ferramenta para o sistema de saúde no Brasil e no mundo.

 

Assim, a Accert Consult propõe um modelo de Auditoria de Qualidade. 

Diferentemente da auditoria de contas médicas, nossa intenção é a realização de auditoria que garanta ao paciente o melhor atendimento, baseado em eficácia e eficiência.  Identificando e analisando os possíveis Eventos Adversos ocorridos durante a assistência prestada ao paciente.

Fisioterapia Senior
Procurando Medicina

Primeiro, vamos conceituar evento adverso:

- A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica eventos adversos como incidentes que resultam em danos não intencionais decorrentes da assistência e não relacionados à evolução natural da doença de base do paciente.

E pode ser Classificado como:

Circunstância Notificável: Incidente com potencial dano ou lesão.

Near miss: Incidente que não atingiu o paciente. 

Incidente sem lesão: Incidente que atingiu o paciente, mas não causou dano.

Evento Adverso: Incidente que resulta em dano ao paciente.

 

 – Segundo JCI - Ocorrência imprevista, indesejável ou potencialmente perigosa na instituição de saúde.

 

Tendo isso em vista. A Accert Consult analisa e discute com o prestador, estes eventos, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao segurado, além de compartilhar os custos, quando for pertinente.

 Metodologia

  • Visitas com formulários próprios, com foco na qualidade. 

  • Utilização de Ferramentas de gestão de Qualidade, como Ishikawa, PDCA, 5W2H.

  • Utilização de nuvem para facilitação de acesso da equipe e dos clientes.

  • Sistema de BIA. 

  • Banco de dados inteligente com estatísticas de gestão.

Diagrama de causa e efeito (Ishikawa)

A análise de causa e efeito oferece uma maneira útil de fazer isso. Esta técnica baseada em diagramas, que combina o Brainstorming com um tipo de mapa mental, leva você a considerar todas as possíveis causas de um problema, em vez de apenas as mais óbvias.

A análise de causas e efeitos foi concebida pelo professor Kaoru Ishikawa, pioneiro da gestão da qualidade, nos anos 60. A técnica foi então publicada em seu livro de 1990, “Introdução ao controle de qualidade”.

Os diagramas que você cria são conhecidos como Diagramas de Ishikawa ou Diagramas de Espinha de Peixe (porque um diagrama completo pode parecer o esqueleto de um peixe).

Embora tenha sido originalmente desenvolvido como uma ferramenta de controle de qualidade, você pode usar a técnica da mesma maneira que de outras maneiras. Por exemplo, você pode usá-lo para:

  • Descubra a causa raiz de um problema.

  • Descubra os gargalos em seus processos.

  • Identifique onde e porque um processo não está funcionando.

  • Envolve uma discussão aprofundada do problema que educa toda a equipe.

  • Ele prioriza análises adicionais e ajuda a tomar ações corretivas.

Essa ferramenta ajuda a remover a causa raiz do problema e a desenvolver um entendimento entre os membros da equipe. Atualmente, um diagrama de causa e efeito é usado em todos

5W2H Planos de Ações

Em um universo dinâmico e extremamente competitivo, como negócios, tanto as atividades operacionais quanto as comunicações corporativas precisam ser rápidas e ágeis, erros na transmissão de determinadas informações podem gerar muitas perdas. E é exatamente por esse motivo que o método 5W2H foi criado, para garantir que não ocorram perdas. Esclarece completamente todas as questões possíveis que possam surgir sobre quaisquer processos de negócios envolvidos em uma empresa.

A sigla das Ferramentas da Qualidade, 5W2H, são as letras dos primeiros nomes das diretrizes usadas juntas no processo e estão descritas abaixo:

 

  • O que – o que?

  • Por que – por quê?

  • Onde – Onde?

  • Quando – quando?

  • Quem – quem?

  • Como – como?

  • Quanto – quanto?

Experiment Lab
bottom of page