
Gestão em saúde

Analisando a Saúde Suplementar no Brasil temos diversos fatores interferindo nos resultados. Vamos falar de alguns deles, levando a discussão sobre estes temas e qual seu impacto no sistema de saúde atual.
O primeiro tema que vamos discutir - ANS - Agência Nacional de Saúde que regulamenta o setor saúde em nosso País. A criação por parte desta agência, de diversas normas, desde seu primórdio com a criação da lei 9656/98, vem ampliando e garantido a cobertura contratual pelas Operadoras de saúde. analisando esta regulamentação, temos dois lados da balança. De um lado a definição de regras garantido a população a cobertura contratual, em contrapartida, do outro lado da balança, temos as operadoras de saúde que sofrem com custos crescentes em decorrências de elaborações de normas regulamentadoras.
Outro fator levando a elevação de custos na saúde é a formação profissional médica. Com o surgimento de novas escolas de medicina, a qualidade destes profissionais vem sendo frequentemente questionadas. Com o argumento de nível das escolas, tanto como a especialização destes profissionais que supera o número de vagas disponíveis em residência médica. em suma, até que ponto o nível destes profissionais interferem na condução dos casos, com consequente impacto na efetividade, gerando elevação custo médico. Nota - a questão de formação médica não traduz unicamente a opinião do autor e sim da críticos da sociedade médica.


Envelhecimento populacional - tema este de amplo estudo, vem mostrando que a pirâmide da faixa etária vem apresentando o que chamamos de inversão em sua base. Conceito que mostra que a população idosa vem crescendo, e contrariamente a taxa de natalidade vem reduzindo, causando dessa essa inversão. Característica que já observamos em vários países europeus. Não precisamos explicar os motivos que este perfil interfere nos custos na saúde.
Outro fator impactante é a evolução da tecnologia médica, com o surgimento de novas terapêuticas, novos métodos diagnósticos, com custos que acontecem de maneira somatória, pois as tecnologias anteriores não são substituídas e sim somadas.
Colocamos de forma subjetiva e sucinta alguns tópicos que interferem na elevação dos custos na saúde. Seria simplista demais afirmar que estes são os únicos geradores dessa tendência nos custos, mas sem dúvida, são grandes "players" .
Frente a todo este cenário analisado, a gestão na saúde tem cada vez mais importância no equilíbrio financeiro do sistema. Em nosso próximo assunto discutiremos os diversos modelos de gestão já implementadas na saúde. E vamos propor algumas revisões dos paradigmas.

